Pullback e Reversão no Forex

O Pullback é o nome que damos àquela retração que ocorre na tendência ou em um movimento muito brusco no mercado. Ele sempre vai acontecer dentro de uma tendência maior e é completamente saudável para o mercado, já que determina um ponto onde vários traders estão zerando suas posição e realizando seus lucros.


Quando o pullback termina (ele nunca é muito longo) a tendência que vinha seguindo anteriormente no gráfico continua a sua direção até o próximo ponto de pullback ou reversão. Confira a foto abaixo:



Mas agora é que vem a parte prática de tudo isso. É o seguinte: o mercado se movimenta em “ondas”!!! Você já deve ter percebido, né? Só que a grande sacada é que cada onda vai ter o seu pullback (que normalmente vai ir até os níveis 38.2%, 50% e 61.8% do Fibonacci.)

Mas como saber qual vai ser o último pullback e a reversão de verdade? Bom, essa é uma coisa que facilita tudo: normalmente acontecem 5 ondas antes da reversão (Eu conto três), sendo a quarta e a quinta onda menos favoráveis à continuidade da tendência que vinha seguindo antes.

Contando as ondas de uma forma mais simples…
Abaixo são duas formas de contar os movimentos que o mercado faz… Na primeira foto está a forma “clássica”, e na segunda foto está a forma que eu uso particularmente para facilitar a interpretação e leitura de gráfico, confere aí:

Essa seria a forma “correta”, e é feita com base na teoria de Elliott.. Mas a grande questão é que nem todos compreendem essa teoria e se você botar 10 elliotistas na mesma sala e perguntar “que onda é essa?” você provavelmente receberá 10 respostas diferentes (vou fazer um post aprofundando mais detalhes sobre o Elliott para quem gosta)… Então para facilitar as coisas eu prefiro contar ondas de outra forma, sem muitos números e complicações no gráfico, olha só:

O que é uma reversão:

Uma reversão no mercado de capitais é ainda mais fácil de explicar: É quando o preço reverte completamente uma tendência maior que vinha seguindo até então. Essa reversão vai acontecer em níveis específicos do gráfico, não é em qualquer lugar. Se você já baixou e leu o ebook com meu setup 4 Passos você já sabe quais são esses níveis.

Como diferenciar um Pullback de uma Reversão:
Para poder diferenciar um do outro, você precisa saber os pontos do gráfico que o preço está naquele momento.

No Pullback:

→ Se o preço subiu/desceu sem nenhuma correção (quando fica muito esticado) é 99% esperado que ocorra um Pullback e não uma Reversão.
→ Se o preço subiu/desceu repentinamente sem nenhuma correção e começou a consolidar, é provável que a consolidação rompa e depois continue o movimento que vinha tendo antes de consolidar.

Na Reversão:

→ Se o preço está perto de um nível importante de resistência, suporte, “ex-consolidação” (quando retorna à uma área de consolidação antiga), últimas ondas do Elliott, é provável que seja uma Reversão, e não um Pullback.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

sqlite3.ProgrammingError: Incorrect number of bindings supplied. The current statement uses 1, and there are 74 supplied

Linear algebra (numpy.linalg)

Web Scraping imgur.com